MANUEL SALES

áreas de prática

Direito Civil
Direito Comercial e Societário
Direito Bancário e Financeiro
Direito Sucessório

Línguas

Português, Inglês, Espanhol e Alemão.

Contactos

Advogado desde 2003, é sócio fundador da MNA Advogados.

Tem vasta experiência em contencioso civil, sucessório, comercial, societário e em intermediação financeira, área do tema da sua dissertação de mestrado.

Para além da barra, tem vasta experiência na área corporate, intervindo em diversos processos de reorganização e reestruturação de grupos de sociedades, bem como em processos de fusão, aquisição ou alienação de empresas.

O Pedro faz também a assessoria e representação de clientes nacionais e internacionais no início e desenvolvimento da sua actividade empresarial em Portugal.

A sua actividade tem tido particular enfoque em processos de conflito extremo que requerem grande resiliência e planeamento estratégico, designadamente: processos de partilha sucessória, processos de tomada de controlo de empresas ou de conflito entre sócios.

  • Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, com a tese subordinada ao tema “Sobre as consequências da violação do dever de informação do intermediário financeiro no âmbito de um contrato de gestão de carteira – Erro-Vício e Responsabilidade”, em 2014.
  • Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 2001.
  • Pós-graduado em Ciências Jurídico-Comercias, por equivalência de frequência do ano curricular de Curso de Mestrado em Ciências Jurídico-Comerciais na Faculdade de Direito da Universidade Católica (Pólo da Foz), no ano lectivo 2001-2002.
  • Pós-graduação em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto, no ano lectivo de 2006.
  • Pós-graduado em Direito da Banca, Bolsa e Seguros, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 2012.
  • Instrutor de Processos junto do Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados, no triénio 2007-2010.
  • Fundador e Presidente do Conselho Fiscal da Associação Jurídica do Porto, nos triénios de 2005-2008 e 2009-2011, sendo actualmente membro do Conselho Fiscal.
  • Vice-Presidente do Yate Clube do Porto, de 2017 até à data.